domingo, 22 de março de 2009

"Bom dia! Espero que você consiga encontrar um médico como deseja (adepto do parto natural). Essa tarefa é como procurar agulha num palheiro... E, sendo muito sincera com você, é fundamental a mulher se informar muito sobre tudo no parto pra saber o que realmente quer, mas, considerando o momento e o estágio onde nos encontramos nesse assunto, lá na hora H o médico acaba decidindo as coisas se a mulher informada não tiver quem a apóie!
Pelo menos uma doula, ou um acompanhante de parto que saiba fincar o pé para apoiar as escolhas da parturiente é necessário.

Quando a gente vai parir, por mais que saiba tudo, acaba ficando fragilizada e o médico nessa hora acaba detendo o poder se for um cara não humanista, não adepto do parto natural. A gente, sensibilizada pra caramba na hora, e sem ninguém que nos apóie, acaba baixando a cabeça e se submetendo às coisas que o médico define. Tenha muita atenção para isso!

Com relação à rotina de parir deitada e a vontade de não passar pela episiotomia, bom, não é loucura isso! De jeito algum. É possível. O que é fundamental para parir sem episiotomia e sem laceração grave é que o período expulsivo (isto é, "o momento que o bebê já está no canal de parto - a vagina - e está saindo dali, nascendo efetivamente") seja SUAVE. É muito normal a mulher tomar anestesia (ou não), não saber o tipo de força fazer, se deve ou não fazer força, ficar desesperada, o médico apressado e inseguro, e na hora do expulsivo todo mundo querer que a coisa seja rápida.

Para ser rápido, o médico manda a mulher fazer força quando não precisa (o expulsivo não requer aquela força desesperada, se a mulher estiver numa posição mais vertical, por exemplo, aí é mais fácil ainda) e alguém sobe por cima da barriga da mulher pra apertá-la e o bebê sair logo. Na verdade isso é como uma bomba pro períneo! :-( Por isso fazem episiotomia...

Para você saber, caso já não saiba, o nome desse ato de alguém subir em cima da barriga apertando-a pro bebê nascer logo é a tal Manobra de Kristeller (que eu acho uma violência sem tamanho! Passei por isso e odiei!!!).

Enfim, o que eu queria lhe dizer é que é uma CASCATA de coisas (intervenções) que leva a um parto totalmente alterado, medicalizado e com a mulher com um papel muito secundário... É o hospital que coloca a gente nua, que raspa, que faz lavagem intestinal (o tal enema), é o médico que comanda e apressa, é a anestesia que nos faz ficar meio alienadas do processo, é a ignorância generalizada que faz todo mundo mexer no processo que deveria ser natural, é ficar deitada numa sala estranha com um monte de gente estranha, o medo da gente (e em grande parte das vezes no inconsciente o medo é maior ainda) que bloqueia nosso corpo e o impede de fazer o que deve na hora de parir, e isso tudo acaba geralmente na Manobra de Kristeller e numa a episiotomia – se a mulher conseguir um parto vaginal – ou, indo mais longe um pouco, numa cesariana. (Na verdade, num cenário mais medicalizado ainda, a cesariana pode ser até marcada desnecessariamente sem que a mulher sequer entre em trabalho de parto!)

Para evitar esse tipo de final, a busca da gente deve começar o quanto antes, se possível antes ainda de engravidarmos, no sentido de nos educarmos de forma diferente sobre a gestação e o parto... de mudar nossa forma de pensar sobre isso... E, enquanto na Classe Médica o parto não for visto como um evento natural, da fisiologia da mulher, nossa busca passa pelo fato de encontrar um profissional de saúde que nos apóie, porque de outra forma é muito comum nosso "sonho" de parto, ou "parto dos sonhos", vir por terra.

Conte comigo no que eu puder ajudar... Fique à vontade para conversar o que quiser... Muitas vezes eu não sei as respostas, mas podemos tentar buscá-las!"


(*Nota da Bartira*: esse texto é meu mesmo... Mudei um pouco, mas foi resposta a um email que me chegou de uma mulher grávida querendo ajuda na sua busca... Achei que a resposta ficou interessante e a modifiquei um pouco para que pudesse ser publicada aqui e fazer sentido em termos mais gerais. Acho que traz reflexões para todas nós.)

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Parto Humanizado B!

Na vida a gente sempre tem que ter um PLANO B, para tudo!
Não que a gente sempre tenha que pensar que as coisas vão dar errado e para esse caso então sacamos da manga o PLANO B (sou contra pensar no negativo!), mas simplesmente porque pra tudo tem um jeito... E a gente sabe ser criativo para isso!

Por anos e anos a fio mantivemos nossos blogs de "mulher para mulher" no Blogger.com.br da Globo, mas acabei com minha assinatura lá - conforme escrevi no último post dos blogs. Cheguei a parar de usar minha conta da Globo e seguir pagando os R$19,90 da assinatura mensal por alguns anos somente para poder cuidar do Parto Humanizado, do XôEpisio e do Mulheres de Peito quando dava... Já foi. Acabou.

E como agora não tenho mais como cuidar deles (O Blogger.com.br não é "democrático" - a gente só loga nele com a conta da Globo!), e ainda me vejo na vontade de de vez em quando publicar os textos interessantes que encontro sobre Parto, Humanização do Nascimento, Episiotomia, Amamentação e tudo o mais que tem a ver com esse Universo Feminino, começo essa nova fase aqui... Parto Humanizado B - o PLANO B do antigo blog Parto Humanizado.

Espero que esse aqui seja tão útil quanto o outro!

Sejam bem-vindos!