Ricardo diz que para ele o número ideal de ultrassonografias rotineiras é ZERO. O importante é só fazer exames quando há indicação para tal. Qualquer indicação de cesárea, apontada pela ultra, pode ser descoberta antes através de sintomas e exame físico. Aí sim, é indicada uma ultra, para confirmar o problema.
Além do mais, descobrir se o seu bebê tem Síndrome de Down, só vai acarretar uma gravidez triste, pois nada poderá ser feito.
Motivos para não se fazer ultras rotineiras demais:
- Ainda não foi provado, mas há indícios de que crianças submetidas a várias ultras, podem se tornar crianças que possuem medo de barulhos como aspirador, batedeira, etc. Isso pq ainda se discute a possibilidade do feto ouvir o barulho do ultrassom, equivalente a um metrô do lado do ouvido dele.
- Não existe nenhum estudo comprovando resultados melhores com o uso rotineiro de ultrassonografias na gestação. Apenas para saciar a curiosidade dos pais e da família e para aumentar os índices de cesarianas e todas as outras intervenções controladas pelos médicos. Nada contra curiosidade feminina, mas vender ultrassonografia sem falar dos riscos (muitos, presumíveis, mas ainda para serem melhor avaliados) é uma atitude criminosa. Dizer que "não custa nada" é negligenciar os dois bilhões de dólares que a Austrália (apenas um exemplo) gasta anualmente só com esse exame, que na maioria das vezes serve apenas para escolher o enxoval do bebê.
- Fuja de médicos que fazem ultras no consultório. Ginecologista não é ecografista, não sabe fazer um bom exame, a não ser que tenha se especializado nisso, e especialização é coisa para anos. O que acontece é que o obstetra compra o aparelho, faz um cursinho de 1 mês e graciosamente começa a oferecer a ecografia em todas as consultas.A mãe fica feliz, afinal quem não gosta de ver o bebê todo mês, não é? Mas como ele é mal treinado e faz exames em excesso,começa a encontrar "pouco líquido","muito líquido", bebê grande", cordão enrolado", etc. Resultado: cesárea ! E o pior é que às vezes coisas realmente graves passam batido...
Nenhum comentário:
Postar um comentário