quarta-feira, 21 de maio de 2003

Sou capaz de parir? Sou capaz de amamentar?

Joana comenta sua angústia de ter medo do parto, admira o site das Amigas do Parto, acha tudo muito maravilhoso, mas sofre com o medo da dor do parto. Ela diz que nasceu de um parto normal complicado e também diz que conhece pessoas que não tiveram leite para amamentar e por isso deram NAN. Ela diz que não é uma máquina, e que tenta não se culpar por não ter sido tudo o que a sociedade esperava dela.

Ana Cris, concorda que não somos máquinas, somos animais racionais.
Enquanto animais, temos a fisiologia perfeita. Todas as mulheres têm o organismo apto a parir (embora nem toda gestação permita) e TODAS as mulheres produzem leite.
Enquanto animais racionais, pensamos e fazemos nossas decisões.
Ela nasceu parto cesáreo porque sua mãe queria ligar as trompas e não mamou no peito um dia sequer. Cresceu saudável sim e ama muitíssimo sua mãe. Mas acha que não ganhou o melhor.
E por isso que, enquanto animal, capaz de parir e amamentar, e enquanto racional, capaz de decidir o que é melhor para si e para os seus rebentos, lutou por partos normais e pela amamentação exclusiva, mesmo passando por dificuldades.

Ana Cris diz para Joana que se sua decisão já está feita com convicção, se o que você ela mesmo é uma cesárea de hora marcada (mesmo com todos os riscos que ela cria) e uma alimentação baseada em NAN, vá em frente, siga com seus planos, você não será menos mãe por isso.

Mas saiba que essa é uma escolha SUA, enquanto ser racional, e não baseada em uma suposta incapacidade do seu organismo.

Nenhum comentário: