quarta-feira, 25 de junho de 2003

Eu quero ter parto normal. O que devo perguntar ao obstetra para saber se ele é a favor do parto normal?

Não basta o obstetra falar que prefere parto normal... Infelizmente no Brasil, muitos médicos no fundo, preferem mesmo a cesárea, pelo comodismo que ela gera... Outros fazem cesárea por desinformação... Saiba escolher o seu médico, fazendo algumas perguntas: 
1. Há quanto tempo você faz partos e quantos partos (normais/cesáreas) você já fez?
2. Qual a sua filosofia sobre o nascimento? Por que você tornou-se obstetra?
3. O que você faz quando duas pacientes entram ao mesmo tempo em trabalho de parto?
4. Quando você prefere chegar durante o trabalho de parto? E se meu trabalho de parto demorar dias? E se for muito rápido e você não conseguir chegar? Já aconteceu algo parecido antes?
5. Quais tipos de complicações no parto você já teve em sua experiência? Como lidou com elas?
6. Você cobra alguma coisa por fora daquilo que o plano saúde já paga?
7. Qual a sua opinião e utilização sobre dopplers e ultrasom?
8. Qual a sua conduta no caso de bebes pélvicos, gêmeos, placenta anterior, ruptura da bolsa, gestação após 40, 41, 42 semanas, bebês grandes (o quão grande), pressão alta, bebês posteriores, queda do batimento do bebê, circular de cordão, parto prolongado, expulsivo prolongado?
(nada disso é motivo de cesárea marcada, então se ele disser que vai operar, fuja desse cara!!!!!)
9. Qual a sua opinião sobre a utilização de fórceps?
10. Quantos partos você faz em média por mês?
11. Qual é a principal causa das cesáreas que você realiza?
12. Quantos partos normais depois de cesárea você fez? Qual seu índice de sucesso (parto normais depois de cesárea/tentativa de parto normal depois de cesárea)? Algum caso de ruptura uterina?
13. Você já fez algum parto de cócoras? O que você pensa de partos de cócoras? Quais as posições que você mais utiliza nos partos?
14. Você trabalha em equipe (com outras pessoas)? Caso positivo, quando poderei conhece-las? O que acontece se eu não gostar de algum dos membros da equipe?
15. Você saberia me responder algumas perguntas sobre as condutas de rotina da sua equipe? Como, por exemplo, como o seu anestesia administra a analgesia? O seu pediatra manda o bebê para o berçário ou o bebê vai direto para o quarto com a mãe?
O seu pediatra faz os testes como Apgar no colo da mãe? O seu pediatra receita glicose ou qualquer outra coisa que não o seio materno para o bebê nas primeiras horas de vida?

Nenhum comentário: