quarta-feira, 30 de julho de 2003

Perguntas e Respostas

1) O que é parto natural?

Parto natural não é o parto normal hospitalar, como foi dito no "Fantástico" outro dia.

Num parto natural as intervenções só serão feitas se realmente necessárias e não de forma rotineira como vemos no parto normal hospitalar.
A bolsa não é estourada precocemente, não é feita a raspagem dos pêlos, não é feita a episiotomia (corte feito entre a vagina e o ânus), o parto não é induzido, não é feita lavagem intestinal e não é utilizada anestesia, a não ser que sejam realmente necessários.

Esses procedimentos quando feitos sem necessidade causam mais danos do que benefícios, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Veja aqui o Parto segundo a Organização Mundial de Saúde

Veja aqui por que deve-se abolir essas intervenções!

O parto natural pode ser feito na posição que a mulher desejar. Geralmente é escolhida a posição de cócoras, uma das mais confortáveis para parir e que causa menos lacerações no períneo.

Outro tipo de parto é o parto na água, considerado o parto mais tranquilo para o bebê, que sai de um meio aquoso para outro.

Veja aqui um relato de parto na água.

A menos recomendada é a posição deitada com as pernas na perneira, pois além de ser ilógica (não atual a força da gravidade), pode causar má oxigenação para o bebê. Essa posição é adotada nos hospitais pq facilita a visão do médico mas não ajuda a mulher e nem o bebê a nascer, prejudicando o parto e sendo necessária uma pessoa debruçada em cima da mulher, fazendo uma manobra que empurra a barriga da mulher para baixo.
Muito mais fácil seria se a mulher pudesse escolher a posição desejada...


2) O que é parto humanizado?

No parto humanizado, a mulher é quem decide como será seu parto, quantos acompanhantes estarão com ela, quem cortará o cordão umbilical, o bebê fica com ela logo após nascer, permitindo que ele mame logo após o nascimento (não há separação)...
A mulher pode fazer um plano de parto e apresentar ao obstetra.
No plano de parto a mulher enumera e entra em acordo com o médico sobre os procedimentos que ela não quer que sejam feitos por rotina (só se necessário) e quais ela quer (música, presença do marido, doula, etc). No parto humanizado não existem a frieza e as agressões verbais comuns nos hospitais brasileiros ("Pare de gritar!", "Na hora de fazer você gostou, agora aguenta", entre outras pérolas)

3) O que é uma doula?

Doulas são mulheres que dão suporte físico e emocional à mulher, antes, durante e após o parto.
A doula faz massagens, ensina exercícios de respiração, técnicas de relaxamento e alívio da dor de forma natural, etc.

Doulas brasileiras

4) O parto domiciliar é perigoso?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o parto domiciliar (em casa ou em Casas de Parto) é muito seguro, desde que a grávida seja de baixo risco (95% das grávidas) e faça um bom pré-natal. Mesmo assim o parto domiciliar é feito próximo de um hospital para uma rara eventualidade. A parteira ou o médico obstetra levam todo o material e estrutura necessária para atender a gestante e tudo é feito de maneira limpa e segura.

Veja aqui depoimentos de Partos Domiciliares

5) O que são Casas de Parto?

Casas de Parto são estabelecimentos onde a grande maioria dos partos são normais (contra os hospitais particulares, onde o índice de partos normais não ultrapassa 10%), feitos por enfermeiras obstétricas.
As Casas de Parto tem toda a estrutura para se fazer o parto humanizado.

6) Humanistas são CONTRA a cesárea?????

Não, humanistas não são contra a cirurgia. A cesariana salva vidas quando feita por necessidade. Porém, quando uma cesariana é feita por opção ou por comodismo do médico, até com dia e hora marcados, está submetendo a mãe a um risco de morte 4x maior e o bebê a um risco de morte 10x maior. Muitos são os casos de bebês com desconforto respiratório nos hospitais, devido à cesariana. Por isso a cesariana só deve ser feita após o trabalho de parto se iniciar (contrações fortes, em intervalos regulares e cada vez menores) e quando for realmente necessária.

Veja aqui os reais motivos para se fazer cesariana

Nenhum comentário: