sábado, 24 de maio de 2003

Minha filha tem 5 meses e chupa o dedo. Devo dar a chupeta?

A Chrys está preocupada pq a Lara, filha dela, de 5 meses, adora chupar o dedo. Todo mundo da família, inclusive o pediatra, está recomendando que dê a chupeta para retirar a mania de chupar o dedo.

Essa é uma dúvida muito comum!

Mas vejam bem. A Lara ainda tem 5 meses e ainda está na fase oral, aquela fase em que os bebês colocam tudo na boca.

As crianças até 2 anos (em média) têm necessidade de sugar ou de colocar objetos na boca, para sentir a textura e estimular o desenvolvimento. Portanto, deixe seu filho colocar o dedo na boca à vontade nessa fase.

Ele vai botar o dedo da mão, o dedo do pé, a mão inteira, o que chegar na mão dele, etc. Normalmente a criança larga o dedo até o término dessa fase.

Então por que dar a chupeta? Alguns dizem que é porque mais tarde, após a fase oral, a chupeta é mais fácil de tirar.

Ou seja, já estão admitindo que o filho não vai abandonar o dedo. Pois saiba que a maioria das crianças larga o dedo normalmente, antes do término da fase oral. Principalmente aquelas que foram bem amamentadas e bem estimuladas nessa fase. Elas saciam a necessidade de sugar e saem dessa fase definitivamente, depois dos 2 anos, em média.

Crianças que mamam ou chupam o dedo após o término da fase oral (que perdura em média até os 2 anos) são em geral mal vistas pela sociedade.

Será que ao tirar um tirar o dedo da boca de um bebê de 5 meses e trocar por uma chupeta, não estamos querendo na verdade, retirar o preconceito que recai sobre o nosso filho e sobre nós e trocar por um objeto que normalmente não gera palpites, a chupeta?

Quantas mães que amamentam crianças de 2 anos não já ouviram uma crítica?

Mas se estivesse chupando chupeta com 2 anos, será que seriam criticadas?!

A sociedade não pressiona as mães que tem filhos de 2 anos que chupam chupeta. As mães, por sua vez, se sentem culpadas e sentem pena de tirar a chupeta do filho. Por outro lado, também existem aquelas mães, pais, avós, etc, que são mais dependentes da chupeta do que a própria criança. A qualquer pedido ou apelo ou choro... lá vem alguém com a chupeta na mão.

Portanto, será que após os 2 anos, os pais iriam se preocupar em retirar a chupeta?

Dentistas afirmam, que dos pacientes com deformação dentária, 60% foram provocados por chupeta e 20% pelo dedo na boca quando crianças.

Isso prova que a chupeta não é mais fácil de tirar após a fase oral. Ela é muito mais difícil (de tomarmos a iniciativa) de tirar!

Lembrem-se: Após a fase oral, tanto o dedo quanto a chupeta são prejudiciais na fala, na respiração, deglutição, e formação dentária, e após essa fase devem ser retirados.

Leia aqui os textos relacionados a essa mensagem, enviados por:

Nenhum comentário: