quarta-feira, 11 de junho de 2003

A chegada da Hellen

http://br.groups.yahoo.com/group/amigasdoparto/message/22491
images
Nasceu dia 06 de junho de 2003 a Hellen, filha da Rachel. A obstetra foi a Roxana. A Hellen nasceu de cesariana, após um trabalho de parto muito longo e cansativo.
Leia o relato, feito pela obstetra:
"Queridos amigos da Lista:
Somente agora consigo usar o computador, mas vou contar para vocês minha versão da chegada da Hellen. A Rachel pediu para fazer isso, que depois ela conta a versão dela.
Nós inicialmente achávamos melhor ser um parto domiciliar, lá em Blumenau. MAs o hospital em Blumenau não permitia que eu fosse a médica dela se o parto recisasse ser hospitalar. Mesmo após eu ter mandado todos os meus diplomas e registros do CRM, eles não permitiram porque os documentos não estavam autenticados!! Como na casa da sogra dela não dava para tentar o parto domiciliar, resolvemos vir para uma clínica aqui em Florianópolis.
Na segunda feira de madrugada ela começou a sentir dores e outros sintomas que nos fizeram pensar em um trabalho de parto. Ela passou no hospital em Blumenau (não queríamos que ela viesse se houvesse algum problema). O médico plantonista ofereceu gentilmente uma cesárea, já que o trabalho de parto havia começado. Assim, eles vieram para Florianópolis de madrugada. MAs as contrações pararam.
Então eles esperaram mais dois dias, para ver se as contrações voltavam, mas nada aconteceu e a família voltou para Blumenau. Na quinta de noite, a Rachel me ligou de noite. As contrações estavam regulares! A Rachel, o marido e uma prima (que foi a Doula) vieram para a maternidade. Eu os encontrei às 00 horas e a Rachel estava em franco trabalho de parto, com 3 centímetros de dilatação. As contrações eram fortes, por isso resolvemos já ficar na maternidade.
Ela estava aguentando firme e forte, com contrações intensas. Fez exercícios, tomou banho. Foi realmente exemplar!
Às 5 e meia da manhã, fiz um toque e ela estava com 4 centímetros. A cabeça da nenê estava bem encaixada, então no toque vaginal eu rompi a bolsa. O líquido estava com um pouquinho de mecônio, mas era bem flúido, então não me preocupei. O coração da nenê sempre se manteve batendo forte, sem nenhum sinal que pudesse indicar sofrimento. Como as dores eram intensas, fizemos acupuntura.
Às oito da manhã, com 5 centímetros, ela estava exausta. Não conseguia descansar entre as contrações, tinha muitas cólicas. Conversamos sobre as nossas possibilidades para aliviar a dor, e escolhemos tomar uma Dolantina.
(Achei que tanto a Rachel, quanto o marido e a Doula estiveram muito presentes em todas as decisões. Isso foi muito legal! A Rachel, mesmo
com muita dor e muito cansada, participou ativamente de todo o processo, como deve ser!).
Com isso ela conseguiu relaxar um pouco, descansou, as dores ficaram mais suportáveis.
ÀS 10 da manhã estava com 6 quase 7 centímetros. A cabeça estava encaixada, transversa e um pouco alta para a dilatação. Mas o trabalho de parto estava progredindo bem, esperamos.
Às 12:30, após muitas contrações muito intensas (A Hellen nem se alterava, continuava super-bem - o que me deixava muito tranquila) o toque estava mantido, os mesmos centímetros,a cabeça no mesmo lugar.
Liguei para o disk-parto humanizado, nosso amigo Ric, para ver se ele tinha alguma idéia. Ele tinha. Me ensinou uma manobra para ajudar o bebê e me auxiliou com uns remédios homeopáticos.
Fizemos a manobra diversas vezes. A Rachel foi uma heroina. Estava com muita dor, muito cansada, mas fazia exercícios pélvicos, andava, fazia o que podia. Quero dizer também que a Doula e o marido foram dez! Davam o maior carinho e suporte, ajudavam, insentivavam, tudo.
O bebe desceu e mudou a posição da cabeça para uma mais favorável, mas o colo não dilatou mais. Tudo bem com o foco, então esperamos.
Às 15:30 ela não aguentava mais, o colo estava mantido. Optamos por fazer uma analgesia, para ver se conseguiamos um relaxamento do colo.
Na evolução após a analgesia (qe foi uma dose baixa e ela conseguiu ficar sentada todo o tempo) o colo não se dilatou e começou a haver uma distensão do segmento. Como a Hellen estava ótima, aguardamos mais um pouco. Mas a dilatação não evoluiu. O colo se manteve nos 7 centímetros.
Às 17:30 fizemos a cesárea. A Hellen nasceu linda, a cara da mãe. Logo foi para o peito e mamou bem bonitinha!
A Rachel ficou bem chateada, eu também. Mas sei que fizemos tudo o que podíamos. Esperamos o que deu. Foram 17 horas desde a internação até o parto!!!
Acho que é o tipo de frustração que a gente tem que aprender a lidar. Eu adorei acompanhar a Rachel nessa viagem, me senti honrada deles terem me escolido e confiado em mim.
Parabéns Rachel e Hugies, pela linda filhota!
Parabéns Hellen, pois seus pais são guerreiros! Eles sabem o que querem e não desistem, apesar de todas as dificuldades! Nas horas que passamos juntos, pude perceber todo amor dessa família, toda a determinação. Você é mesmo uma sortuda!
Beijos
Roxana"

Nenhum comentário: