quinta-feira, 12 de junho de 2003

Ultrassonografistas Engraçadinhos

vida1
"Olá Meninas
Hoje fui fazer um ultra-som de rotina e o ultrasonografista falou que provavelmente terei que fazer uma cesárea, pois a minha princesinha será grande e que vai ser difícil eu ter passagem.
Pela data da última menstruação eu estou com 27 semanas, mas pela ultra estou com 28 semanas.
Ele falou que tem uma medida limite da cabeça do bebê, para ter um parto normal e que se passar desse limite a mulher não tem passagem para ter um parto normal. Vocês já ouviram falar nisso?
Estou um pouco triste e angustiada, pois sou totalmente a favor do parto normal e eu quero ter um parto normal.
O que vocês acham?
Preciso saber a opinião de vocês até eu voltar no meu médico, pois só tenho consulta no dia 30/06." - ComentaCíntia
Respostas:
Roxana (obstetra)
"Esse médico do ultra-som é um louco. O diagnóstico de Desproporção Céfalo-Pélvica (DCP) se faz no trabalho de parto.
Com 28 semanas ele nem pode supor o peso do seu bebe ao nascimento. Beijos e fique fria"
Ana Paula (neonatologista)
"Só se o ultrassonografista for também vidente, Cintia! 27 semanas é muito cedo para prever o peso final do bebê. Além disso,este diagnóstico é feito intraparto, isto é, mulher em trabalho de parto, com dilatação e o bebê não desce."
Ana Cristina Duarte (doula)
"Só pra reforçar a mensagem da Roxana, ultrassonografistas deveriam ficar com os pés amarrados na maca e um esparadrapo na boca. Então poderiam fazer o ultrassom (uma mão algemada no transdutor e a outra algemada no painel do aparelho).
Depois que a mãe saísse ele apertaria um botão com o pé livre e a enfermeira poderia soltar uma das mãos para ele escrever o relatório.
Em seguida é só algemar de novo.
Grande parte dos sonhos de parto normal acaba na mesa do ultrassonografista com comentariozinhos inteligentes como:
- uhmmm seu bebê é bem grandinho, hein??? (3.000g na última semana de gestação)
- ish... ele ainda está sentado (com apenas 25 semanas)
- nooooossa, que cabeção!!!!
- ai ai ai, não estou gostando dessa placenta... (bom, alguém pediu pra você comer, Dr.??)
Os médicos deveriam fazer pedidos de ultrassom assim:
"Ultrassom obstétrico sem comentários"
"Ultrassom morfológico sem gracinhas"
"Translucência nucal de boca fechada"
Beijos,
Ana Cris, que não agüenta falta de ética básica"

Nenhum comentário: