segunda-feira, 2 de junho de 2003

Meu filho pode dormir de bruços? Causa a "morte súbida no berço"???

brucos
"Gente,
Acabei de ler um artigo no site "guia do bebê" que me deixou preocupada. É referente a posição que o bebê dorme. Lá diz que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê não deve dormir de bruços, diz, também, que nos EUA é proibida esta posição por ser a "causa da morte súbita no berço". Ave Maria!!!! não quero entrar em pânico, mas fiquei com medo. Mariana só dorme de bruços, ela não consegue ter um sono tranquilo se eu colocá-la de lado ou virada para cima. Reclama a noite inteira e se assusta muito. Sem contar que foi somente depois que comecei a colocá-la nesta posição que ela melhorou das
cólicas. Pois sofria muito com as dores. Até já falei com a médica sobre essa posição e ela disse que eu poderia deixá-la dormir assim, tá certo que falou com uma certa relutância (senti isso no tom de voz dela), mas acho que se tivesse algum problema teria me alertado, não acha?
Alguém sabe alguma coisa sobre isso? será que essa tal "morte súbita no berço" não está relacionada a outras causas? alguma mãezinha aqui coloca seus filhos para dormirem de bruços?
Claudia (que está teimando em não acreditar muito no que leu)"
Essa foi a dúvida da Cláudia, que foi respondida pela obstetra Roxana:
"Claudia:
Meus dois filhos sempre dormiram de bruços. Relaxa.
Existe a "Sindrome da morte súbita no berço", sim. É uma doença muito rara e os americanos são absolutamente fissurados por ela.
Ainda não se sabe a causa, mas encontraram-se alguns fatores de risco, como o bebê ter nascido prematuro, os pais fumarem em casa e o bebÊ dormir de bruços.
Daí até proibir todos os bebes de dormirem de bruços...
Se for ver bem, a única forma "segura" de dormir é de lado, com um travesseiro nas costas para não virar...
Eu acho que de bruços eles se sentem mais acolhidos e se situam melhor no mundo qdo recém nascidos.
Depois de três- quatro meses eles se viram sozinhos mesmo..."

Nenhum comentário: