sábado, 14 de junho de 2003

Obstetras

Esse é um texto que eu gosto muito e foi escrito pela obstetra Roxana e resolvi publicar.
***


"Médicos obstetras sabem muito. Sabem demais. Sabem operar, cortar, coagular, tirar os bebês mais difíceis, fazer partos muito complicados.
A maioria deles, são também ginecologistas e sabem tirar úteros, corrigir "bexigas caídas", e até tirar seios e curar diversos tipos de câncer.
Isso é muito bom. É ótimo.
Mas você é treinado a acreditar (não por maldade, obviamente, mas por crença mesmo, por dogma) que o parto é um procedimento médico. Que se alguma coisa pode dar errado, dará. Você deixa de ver o parto como o processo fisiológico que na realidade é e começa a enxergar patologias.
Olha, eu não estou falando do médico sacana, que programa cesáreas para poder ganhar a grana do parto e também curtir o final de semana na praia. Estou falando nos que acreditam no parto normal.
Acreditam no parto vaginal, mas não conseguem acreditar na mulher parindo sozinha. Sem ocitocina, sem cardiotocografia, sem citotec, sem episiotomia, sem uma mesa de cirurgia montada a seu lado.
Nós não fomos treinados para ver isso, fomos treinados para ver a patologia. A mente da gente é muito louca, e as crenças, as religiões são assim mesmo. Eu penso, por exemplo que passar das 41 semanas é perigoso. Aí vejo um bebê de 41 semanas e 3 dias que morreu ou ficou doente e penso - tá vendo como é perigoso mesmo!!! Isso fica gravado em minha mente a ferro e fogo. Aí eu conto para meus alunos - gente, passar das 41 semanas é um perigo, já ví vários bebês com problemas por isso.
Mas é um evento isolado, o bebê que eu vi pode ter morrido por outro motivo, mas como meu sistema de crenças reforça essa idéia eu o passo a frente.
Aí vejo umas 15 mulheres jovens e saudáveis que perderam o útero por terem feito cesáreas. MAs, ne minha religião, a cesárea é uma cirurgia salvadora. Eu não me permito enxergar o mal, onde fui treinada para ver o bem. Eu simplesmente não enxergo isso.
É assim que os obstetras são formados.
Eu sei, porque estive lá (parece relato de drogado em clínica de recuperação).
E digo mais, enquanto os partos forem realizados pelos GOs, treinados na mesma faculdade, nada vai mudar. Você gasta uma grana treinando o cara para fazer as mais complicadas cirurgias ginecológicas e depois quer que ele respeite a fisiologia do nascimento... Simplesmente , em sua maioria não é o mesmo perfil de profissional. De personalidade. Não dá certo. O cara quer ver sangue, quer cortar, quer tirar...
E quem não é assim sofre um bocado."

Nenhum comentário: