domingo, 6 de julho de 2003

Preocupações de uma grávida

gravidez_3

Uma grávida perguntando se "deve" se preocupar. Se eu disser: Não, não deve. Você está proibida de se preocupar! Você iria me bater não era?

Principalmente porque estar grávida é um estado de pre-ocupação constante. A gente não sabe o que está acontecendo dentro da barriga e tem uma fase em que a gente fica imaginando mil bobagens, achando que o filho tá mal, que talvez seja mal formado(pé-de-pato-bangalô-três-vezes!), que não vai completar o tempo de gestação...

A gente se preocupa se eles se mexem demais(será que não está se sentindo mal?). Se está se mexendo de menos(será que está fraquinho? ou coisa pior).
A ultrassonografia ajuda em alguns aspectos psicológicos porque nos mostra na telinha que nosso filho tem o tamanho certo, a vitalidade certa, a quantidade de dedos certos, etc...

Mas e a ansiedade? a preocupação, essa sensação de : Será que tá mesmo tudo bem? A ultra pode nos ajudar nisso? Eu te respondo categoricamente:

Não!

Porque estar grávida é se pre-ocupar:um estado antes da ocupação porque afinal estamos esperando que a natureza faça seu papel para depois do nascimento a gente se ocupar do rebento.Aí a gente acaba deslocando esses fantasmas do tamanho, vitalidade e perfeição do bebê para outras coisas, outros estresses desnecessários tipo:

1.Ai meu fiho está sentado(com 25 semanas);
2.Ai, tem pouco líquido ou ai, tem muito líquido.
3.Ai, ele é grande demais (= não nasce de parto normal (???))
4.Ai, é muito pequeno, não vai aguentar o parto...
5.Ai, o cordão está enrolado no pescoço..

E por aí vai. Acho que cada uma aqui já saiu alguma vez de uma sessão de ultrassonografia com o coraçãozinho apertado por um nadinha...

Então, ao invés de simplesmente nos tranquilizarmos passamos a desacreditar em nossa capacidade de dar á luz áquele bebê que já vimos que está bem.
Deslocamos nossa insegurança que pelo amor de Deus gente é NORMAL, ESPERADA E BEM VINDA na gravidez para NOSSAS capacidades que antes era de gerar um ser perfeito(como se duvidássemos merecer) e agora passa a ser de parir de forma perfeita(como se não fôssemos capazes).

Então grávidas preocupadas absolutamente normais eu tenho duas coisinhas básicas para lhes dizer:

PRIMEIRA continuem se preocupando! Esse é um sinal de sintonia com o processo, um sinal de cuidado consigo, com o bebê que estar por vir e com a própria mulher que está mudando com a chegada desse novo filho (primeiro, segundo, terceiro ou centésimo).

SEGUNDA falem de suas preocupações porque daí a gente pode usar esse espaço pra dizer: Tá tudo bem, é assim mesmo, eu passei por isso! Falem com seus
médicos.Façam esse povo trabalhar! ;)

E eu passei mesmo gente. As coisas que eu descrevi eu senti na MINHA gravidez. Aí, cada uma de vocês pode até se sentir mais bem acolhida, mais normal, mais traquilia... até aparecer a mais nova caraminhola na cabeça que acaba quando o filho tem por volta de.... E ACABA ALGUM DIA?

por Socorro Moreira, psicóloga e doula - Fortaleza - CE

Nenhum comentário: