segunda-feira, 2 de junho de 2003

Aleitamento: Por que as mães precisam de ajuda? Como ajudá-las?

elisamamandop
POR QUE AS MÃES PRECISAM DE AJUDA?
fonte:http://www.aleitamento.org.br/livro/introducao.htm

"Pode-se ouvir dizer "Amamentar é natural - por que então a mãe precisaria de ajuda?". Algumas mulheres têm sorte e conseguem amamentar seus filhos sem nenhuma dificuldade. Entretanto, outras realmente necessitam de ajuda no início - especialmente com o primeiro filho, e, particularmente, se forem muito jovens. Inúmeras mulheres precisam de apoio para continuar a amamentar, principalmente se trabalham fora, ou se a criança chora muito.
Um estudo recente no Quênia mostrou que atualmente muitas mulheres usam alimentação artificial, de um tipo ou outro, precocemente. O alimento pode ser leite de vaca, leites artificiais, cereais diluídos, água com açúcar ou, simplesmente, água. Esta prática é mais comum nas cidades, mas ocorrem em algum grau por todo o Quênia. Em algumas áreas é tradicional a utilização precoce de suplementos, especialmente se a criança chora muito. A maioria das mulheres continua a amamentar parcialmente e isso deve prevenir alguns dos mais nocivos efeitos do aleitamento artificial. Entretanto, a introdução precoce de suplementos é uma importante causa de diarréia e desmame. O resultado da disseminação do uso de suplementos sem supervisão é um número cada vez maior de mulheres que desmamam muito cedo.
Ao se perguntar às mães as causas do desmame ou o porquê da introdução precoce de suplementos, as respostas são as mais diversas como: "Meu leite é pouco", ou
"A criança se recusou a sugar". No entanto, embora elas próprias não saibam, essas não são as causas reais das dificuldades. As mulheres na realidade não têm falta de leite. Podem estar ansiosas e não confiantes de que o leite materno por si só seja suficiente para o seu filho. Talvez falte entusiasmo para realmente tentar. Algumas vezes, a criança não está sugando em boa posição.


As verdadeiras causas de suas dificuldades são:
==> falta de apoio de outras mulheres;
==> falte de apoio dos Serviços de Saúde;
==> pressões da vida moderna em zona urbana. "

Falta de apoio de outras mulheres
Nas sociedades tradicionais sempre existiram mulheres experientes próximo a uma jovem mãe para ajudar. Era sua própria mãe ou a mulher que ajudou a fazer o parto. Era alguém que ela conhecia e em quem confiava. Entretanto, nas sociedades modernas, especialmente nas cidades, com freqüência não há ajuda alguma para as mães. Algumas vezes, a jovem mãe tem a sogra, a própria mãe ou amigas por perto. Mas essas pessoas estimulam o uso de alimentação artificial, especialmente se usarem leite artificial para seus próprios filhos.

Falta de apoio dos Serviços de Saúde
O parto no hospital pode ser mais seguro tanto para a mãe quanto para o recém-nascido em muitos sentidos. Mas, as rotinas hospitalares em muitas maternidades favorecem a introdução precoce de suplementos ou o desmame, tão logo a mãe volte para casa. Com freqüência os auxiliares de Saúde nos Centros de Saúde ou em clínicas não sabem como orientar as mulheres sobre os problemas da amamentação.

Pressões da vida moderna em zona urbana
Há muitas pressões sobre as mulheres para que utilizem o leite artificial. Por exemplo: modismos; o que os vizinhos fazem; emprego remunerado; atitudes sociais que fazem com que as mulheres se sintam pouco à vontade para amamentar em público; propaganda de leites artificiais e a facilidade em comprar substitutos do leite materno.

A AJUDA NECESSÁRIA PARA QUE AS MÃES AMAMENTEM COM SUCESSO
fonte:http://www.aleitamento.org.br/livro/introducao3.htm

Conselhos práticos
A mulher, após o primeiro parto, pode estar insegura para amamentar. E a criança, embora possa sugar, talvez não consiga mamar em posição adequada. Tanto a mãe quanto o filho precisam de ajuda para aprender o que fazer. Colocar a criança para mamar é muito simples, quando a mãe sabe como fazer. Mas ela precisa saber. Se a criança não pegar corretamente a mama, podem surgir vários tipos de problemas.
As mulheres também precisam de conselhos quanto ao número de mamadas e uso de outros alimentos ou líquidos; e problemas mais comuns, como, dor nos mamilos,
dores nas mamas, pouco leite, muito leite, mamas "vazando", etc. Novas mães precisam de alguém que saiba realmente o que fazer.

Apoio psicológico
Para amamentar com sucesso a mulher precisa se sentir confiante. Isto significa que:
==> ela precisa acreditar que pode amamentar; precisa saber que seu leite é tudo de que a criança necessita, e que suas mamas, qualquer que seja seu tamanho ou
forma, produzirão leite adequado e em quantidade suficiente;
==> precisa saber que mudanças vão ocorrer em seu corpo. Então, compreenderá que o que sente é normal.
Nas primeiras semanas após o parto, a mulher fica mais sensível e emotiva do que era antes. Isso aumenta sua capacidade de amar seu filho, mas também faz com que fique mais facilmente nervosa. Com freqüência tem muitas dúvidas sobre sua habilidade para cuidar da criança e facilmente segue os conselhos de outras pessoas. Se há uma pequena quantidade ou se alguém pergunta "Você tem certeza de que seu leite é suficiente?", ela pode facilmente decidir abandonar o aleitamento materno.
Uma jovem mãe necessita de uma pessoa experiente e delicada para dar apoio e transmitir confiança. Precisa de alguém para cuidar dela com carinho e atenção nessa nova tarefa.

As mulheres da família
A própria mãe da nutriz ou outro parente próximo pode transmitir a confiança necessária. Caso não haja nenhum parente, outra pessoa deve dar o apoio. Se os parentes estimularem a mãe a usar leite artificial, ela precisa de ajuda para resistir.

O marido
Uma das melhores pessoas para auxiliar a nutriz é, sem dúvida, seu marido, se tiver disponibilidade. Ele pode ajudar de muitas maneiras. Pode dizer que quer que ela amamente e que sabe que o leite dela é o melhor alimento para a criança.

Grupos de mães
Outro apoio valioso para a nutriz é o de outras mulheres da comunidade, por exemplo, conselheiras de lactação ou grupos de mães ou amigas que amamentaram.
Podem ser particularmente importantes para ajudar as mães a continuar amamentando após os primeiros meses.

Apoio dos auxiliares de Saúde
O apoio e o estímulo de auxiliares de Saúde são essenciais, especialmente para iniciar o aleitamento materno e para ajudar nos problemas precoces. Estão numa
posição chave, tanto nas Maternidades quanto nos Centros de Saúde e Clínicas. Devem oferecer à nutriz orientação eficiente e atualizada, transmitida com simpatia e paciência. Devem assegurar a cada mãe que ela realmente pode amamentar.
Auxiliares de Saúde que não agem dessa forma têm uma influência negativa na prática do aleitamento materno, podendo aumentar o desmame precoce. Todavia,
aqueles que realmente dão às mulheres auxílio e apoio individual podem contribuir para o sucesso do aleitamento materno. Pesquisa recente sugere que este é um fator muito importante.

Nenhum comentário: